Notícias

CYTOGENE - Diagnósticos moleculares

Fique por dentro de nossos acontecimentos.

09/11/2018

Tratamentos eficazes dependem de diagnósticos precisos

Mais de um em cada cinco pacientes acaba com diagnóstico incompleto.
 
Um relatório do governo dos Estados Unidos apontou que a má aderência aos tratamentos tem sido responsável por um gasto adicional de cerca de 200 bilhões de dólares por ano na saúde. Nos distúrbios psiquiátricos, essa realidade não é diferente, e talvez seja um dos grandes desafios da profissão médica. (1) 

No caso da depressão, as primeiras semanas são cruciais tanto para o alcance do sucesso terapêutico, quanto para a aderência e fidelização médica. Alguns dados apontam que quase 88% dos pacientes buscam uma segunda opinião médica. (2)
 
Um tratamento eficaz requer um diagnóstico preciso. O Exame de Farmacogenômica disponibilizado pela Cytogene é um grande aliado do médico. Com ele, as possibilidades de se escolher um medicamento adequado são otimizadas, e as chances de adesão ao tratamento e a fidelização médica crescem. (3) *
 
Prescrever medicamentos acertados na psiquiatria, às vezes, é uma tarefa difícil. Existem mais de 70 antidepressivos, bem como uma ampla gama de fármacos para o tratamento dos distúrbios da ansiedade e déficit de atenção.
 
Com tantos desafios e atentando para essa temática, a última edição publicada do Guideline Prático para o Tratamento de Pacientes com Depressão Maior, da Associação Americana de Psiquatria (2010), alerta sobre a importância do status genético do sistema mitocondrial P450 para o sucesso terapêutico. (4)
 
O único teste farmacogenômico no Brasil que leva em consideração hábitos de vida do paciente e aspectos demográficos, comparando-os com os dados genéticos, é o oferecido pela Cytogene, parceira da Coriel Life Sciences. O nosso Exame de Farmacogenômica avalia 14 genes e 60 variantes, tudo para assegurar uma probabilidade 30% maior para boa resposta ao tratamento. 
 

Fique atento

O Exame de Farmacogenômica da Cytogene usa como base de dados a Farmacopéia Americana, uma das maiores do mundo. Tem à disposição a ferramenta exclusiva e online GeneDoseLive. Com ela, é possível que o médico avalie a adequação de um tratamento antes mesmo de receitar algum medicamento ao paciente (inclusive fora da sua área terapêutica). Também há a possibilidade de verificar qual o impacto da sua estratégia farmacológica diante das caracteristicas do DNA e do estilo de vida da pessoa, bem como avaliar as interações medicamentosas. 
 

________

*O Exame de Farmacogenômica aumenta os índices de sucesso terapêutico; entretanto, o médico deve atentar para casos que não apresentarem o êxito esperado. (1)NEHI 2011, Thinking Outside the Pillbox: A System-wide Approach to Improving Patient Medication Adherence for Chronic Disease http://www.nehi.net/uploads/full_report/pa_issue_brief__final.pdf. | (2) Site www.revistagalileu.globo.com. Como funcionam os testes genéticos para tratamento de distúrbios mentais? | (3) Trivedi, M.H., Rush, A.J., Wisniewski, S.R., Nierenberg, A.A., Warden, D., Ritz, L., et al., 2006. Evaluation of outcomes with citalopram for depression using measurement-based care in STAR*D implications for clinical practice. Am. J. Psychiatry 163, 28e40. | Haga SB1, LaPointe NM. The potential impact of pharmacogenetic testing on medication adherence. Pharmacogenomics J. 2013 Dec;13(6):481-3. doi: 10.1038/tpj.2013.33. Epub 2013 Sep 3. | (4) https://psychiatryonline.org/pb/assets/raw/sitewide/practice_guidelines/guidelines/mdd.pdf. Extraído em 17 de outubro de 2018.

 

Últimas Notícias

RECUPERAR SUA SENHA.